Terapia de Família
Terapia de Família Online
Seja com o objetivo de melhorar as relações no contexto familiar, ou tratar o membro por meio das mudanças nessas relações, o terapeuta familiar cumpre o papel de arquiteto do diálogo (Guimarães & Streithorst), num contexto em que clientes e terapeuta participam ativamente da análise do cenário histórico e presente, da elaboração do plano de mudanças e das transformações posteriores.
Por isso, o levantamento dos determinantes históricos dos problemas familiares, o entendimento do contexto atual com os comportamentos indesejáveis e a comparação com o que é desejável para a família é de suma importância para a mudança no processo de terapia familiar.
Inicialmente, a terapia familiar conduzida por terapeutas comportamentais era composta por técnicas oriundas da teoria da aprendizagem, com propósito de tratar indivíduos. Entretanto, por entender a complexidade do sistema familiar, os terapeutas familiares que utilizam o referencial comportamental ampliaram seus conhecimentos.
O terapeuta familiar, irá ajudar as famílias, a ampliar a visão do fenômeno - aquilo que está acontecendo dentro do contexto familiar - que eles trazem para terapia como problema ou dificuldade de resolução. Assim, o terapeuta proporcionará aos membros, um processo de reflexão sobre o funcionamento do núcleo e ajudará no processo de resolução de problema. Além disso, seu trabalho pode ser em qualquer tipo de sistemas-problema, seja na saúde, educação, justiça, trabalho ou comunidade.
Benefícios da terapia familiar
Cada vez mais aderido, esse tratamento ajuda a identificar e a solucionar desordens em um núcleo familiar. Além disso, auxilia a:
-
Elevar a autoestima dos membros da família;
-
Reduzir conflitos;
-
Promoção do autoconhecimento;
-
Os envolvidos compreendem a importância de entender, respeitar e dialogar;
-
Compreensão de que os comportamentos são estabelecidos por padrões;
-
Melhorar a comunicação e as relações interpessoais;
-
Compreensão de que cada membro da família é uma engrenagem, se uma não funciona bem, as demais serão afetadas.
-
Combater raivas e mágoas entre parentes;
-
Evitar a culpabilização da família pelo adoecimento;
-
Diminuir a sobrecarga dada aos familiares, especialmente a mães e pais;
-
Reduzir o sentimento de solidão, tanto do paciente quanto daqueles que ama;
-
Esclarecer dúvidas sobre o tratamento e auxiliar todos a aceitá-lo e a colaborar com ele.
A terapia familiar pode ser uma excelente alternativa para famílias que estão passando por momentos de conflitos e desarmonia. Nesse contexto, a família pode ser vista tanto em sua estrutura nuclear — pai, mãe e filhos — quanto em sua estrutura estendida, incluindo assim avós, primos, genros, noras, etc.
Ao final da sessão é comum que a família receba tarefas a serem realizadas em casa até a próxima consulta. No início da sessão seguinte, cada membro é convidado a resumir os avanços da terapia até o momento e quais as mudanças já obtidas.
Entendeu melhor como a terapia de casal funciona? Qualquer dúvida é só nos deixar um comentário!
Inscreva-se em nossos canais!
Será um prazer ter você conosco!
Estas são outras matérias que você também pode gostar:
- Amor
- Busque desenvolvimento Pessoal
- Casal e a arte da convivência
- Ciúmes
- Cônjuges
- Desentendimentos Financeiros
- Divórcio
- Família
- Hipnose
- Incompatibilidade Sexual no Casamento
- Lar
- O poder da boa comunicação no Relacionamento
- O que é um casamento bem sucedido?
- Sexo
![](https://static.wixstatic.com/media/9ab249_d3a7c72f7f8d4feba570733ad7032c65~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_309,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/9ab249_d3a7c72f7f8d4feba570733ad7032c65~mv2.jpg)