top of page

Psicanálise

Como funciona a psicanálise como terapia?

A psicanálise é apenas uma das várias abordagens que podem ser utilizadas pelos psicólogos nos atendimentos. Saiba como funciona um processo terapêutico dentro da psicanálise.

 

Dentro da psicologia, você pode encontrar diversas abordagens para lidar com problemas emocionais e comportamentais. Antes de iniciar um acompanhamento, o melhor é compreender qual é a formação do profissional escolhido e quais técnicas ele utilizará durante o processo terapêutico.

A psicanálise é uma das abordagens que pode apresentar resultados eficientes para aliviar sintomas de sofrimentos psíquicos. Entenda como funciona este tipo de terapia e saiba se é a mais indicada para você.

 

Uma breve definição da psicanálise

A teoria da psicanálise busca entender o funcionamento da mente humana e parte do princípio de que os processos psíquicos são, em boa parte, inconscientes. Ou seja, para a psicanálise, nós não temos consciência de vários fatores que definem nossas emoções e comportamentos.

Esta teoria serve como uma abordagem para o tratamento de uma série de transtornos que causam sofrimento emocional, como fobias, compulsões e angústias. Por exemplo, quando alguém apresenta alterações de humor, problemas de autoestima, dificuldades de relacionamento no trabalho ou em relações amorosas, os psicanalistas buscam explicação no inconsciente.

 

A psicanálise foi criada por Sigmund Freud e, ao longo de mais de 100 anos, teve colaboração de outros autores como Melanie Klein, Donald Winnicott, Jacques Lacan, entre muitos outros.

 

Como funciona a psicanálise?

A imagem clássica da pessoa no divã conversando com o analista ajuda a explicar como funciona uma terapia psicanalítica. Tudo está pautado na relação de confiança entre o analista e cliente, sendo o diálogo o principal instrumento de trabalho.

A abordagem criada por Freud usa o princípio da associação livre. A ideia é orientar a pessoa a conversar sobre vários temas com o analista, sem nenhum filtro. Seja acontecimentos e detalhes da vida cotidiana, devaneios ou lembranças de sonhos. Esse processo ajuda a trazer à tona certos pensamentos que, normalmente, não seriam acessados.

 

Durante o processo terapêutico, investiga-se também as memórias e experiências da infância, que têm grande importância no entendimento do inconsciente. O profissional, por sua vez, irá ajudar a interpretar e organizar todas as informações e identificar de onde surge determinado trauma, inibições ou medos.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), as sessões geralmente têm uma duração de 45 a 50 minutos, com uma frequência de aproximadamente três vezes por semana. Esta alta periodicidade é fundamental para obter sucesso no processo de acessar o inconsciente.

 

Quando buscar um psicanalista?

A SBPRJ apresenta algumas manifestações e sintomas que podem indicar a necessidade de buscar um profissional. Algumas delas são:

  • problemas em se relacionar no ambiente de trabalho ou familiar

  • sensação de vazio ou inadequação

  • dificuldade em expressar suas emoções

  • sentimento frequente de ressentimento ou mágoa

  • preocupações obsessivas

  • medos que a princípio possam ser injustificados

 

Vale ressaltar que um tratamento psicanalítico não é somente destinado para tratar algum distúrbio, podendo ser uma boa ferramenta para quem deseja se conhecer melhor e descobrir novas perspectivas.

Quais são os resultados da psicanálise?

Identificando a origem de determinada emoção ou maneira de agir, é possível iniciar um trabalho para modificar um comportamento desajustado. A SBPRJ defende que a psicanálise mostra bons e duradouros resultados no alívio de sofrimento psíquico, ajuda a melhorar a qualidade de vida e as relações interpessoais.

Isso porque o tratamento ajuda o indivíduo a se auto avaliar e a buscar soluções a seus problemas.

 

(Fonte: MundoPsicologos.com)

 

Entendeu melhor como a terapia de casal funciona? Qualquer dúvida é só nos deixar um comentário!

Inscreva-se em nossos canais!

Será um prazer ter você conosco!

Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, estresse, sindrome do pânico, luto, sistêmico, raiva, ódio, mindfulness, mentoria, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, Freudiana, psicanálise, psicanalista, análise, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

bottom of page