top of page

É obrigatório mudar o sobrenome ao casar?

Foto do escritor: Edvanderson RodriguesEdvanderson Rodrigues

É obrigatório mudar o sobrenome ao casar? Entenda o que diz a legislação brasileira.

Por Redação Oeste Mais

 

Uma dúvida comum entre casais que estão prestes a se casar é sobre a obrigatoriedade de mudar o sobrenome. A resposta, segundo a Associação Nacional de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) é não. Atualmente, adotar o sobrenome do cônjuge é facultativo.


A legislação brasileira dá liberdade aos noivos para decidirem como desejam formar seus nomes após o casamento. Com a decisão individual, cada um dos parceiros pode optar por manter seu sobrenome ou acrescentar o do outro.



Historicamente, até 1977, as mulheres eram obrigadas a adicionar o sobrenome do marido. No entanto, a Lei de Divórcio alterou essa obrigatoriedade, permitindo que a mudança se tornasse facultativa. Essa alteração trouxe maior liberdade e autonomia para as mulheres em relação à identidade.


Em 2022, uma nova atualização no Código Civil permitiu que os homens também adotassem o sobrenome da esposa. Essa mudança foi um avanço significativo, permitindo que ambos os cônjuges tenham a opção de compartilhar sobrenomes.



Ainda de acordo com a Arpen, caso decida mudar o nome após o casamento, será necessário atualizar todos os documentos. Isso inclui RG, CNH, título de eleitor, passaporte, entre outros. Por isso, é necessário pensar bem sobre a decisão e estar preparado para as implicações administrativas que ela pode trazer.


O importante é que a escolha seja feita de forma consciente e que reflita a identidade que o casal deseja construir junto.

 



Tags.: legislação civil, casamento, trocar de nome, sobrenome, casal

12 visualizações0 comentário

Kommentare


Post: Blog2_Post

Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, estresse, sindrome do pânico, luto, sistêmico, raiva, ódio, mindfulness, mentoria, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, Freudiana, psicanálise, psicanalista, análise, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

bottom of page