Muitas coisas que fazem parte de nossas vidas requerem revisões periódicas preventivas: automóveis, maquinários, computadores, etc. Se nós descuidarmos das revisões preventivas, as corretivas serão mais trabalhosas, muito mais caras, e às vezes nem chance de correção haverá.
Da mesma forma deveria ser com nosso relacionamento conjugal, mas infelizmente não é isso que acontece, e os casamentos estão cada vez mais de mal a pior. Você já sabe que se não fizer manutenções preventivas do seu carro, o prejuízo vai ser grande. Também sabe que precisamos fazer exames periodicamente para saber como anda o colesterol, a próstata, o cólon do útero, os níveis hormonais...
Vou te dar um exemplo bem próximo: meu avô era machão pra caramba, dizia que já tinha sido cangaceiro lá pelas bandas do sertão do nordeste e que nunca faria exames na próstata - e morreu com câncer. Meu pai estava indo pelo mesmo caminho e não queria fazer esse exame de jeito algum! Quando o pai dele morreu com o câncer, ele temeu e fez o exame: o câncer já estava lá, mas deu tempo de tratar e se curar. Por pouco não perdeu a vida. Se meu avô fizesse os exames preventivos, descobriria o problema no início e tudo seria mais fácil – Teria tido algum tempo a mais com a família.
O nosso relacionamento conjugal também requer manutenção periódica: bom diálogo, estudos via palestras, vídeos que existem aos milhares na internet... também ajuda muito ler bons livros da área conjugal e familiar, participar de encontros de casais, retiros, e por aí vai, gente.
Tudo isso vai ajudando na lubrificação das engrenagens do relacionamento, e desta forma, ao invés dessas engrenagens trabalharem enjambradas e rangendo, vão trabalhar suavemente.
O grande problema é que 90% dos casais não se preocupa com estas revisões. Vão vivendo o dia a dia, os problemas, a rotina maçante, escondendo problemas debaixo do tapete, guardando emoções prejudiciais no coração, acumulando problemas não resolvidos, e quando vão perceber, o preço é caro pra se tentar corrigir um casamento desgastado, sem amor, sem vida - e pior ainda quando não há mais interesse de uma vida em comum, e se separam, deixando um rastro de dor, de mágoas, de tempo perdido e filhos traumatizados, etc.
Hoje quero te incentivar a não deixar de fazer a revisão periódica preventiva do seu relacionamento. Já demos dicas neste vídeo de como você pode alimentar adequadamente seu casamento para ele não morrer de fome.
- Não negligencie o que estou falando.
- Não deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro. Isso é muito sério.
Seu cônjuge confiou a vida dele nas suas mãos... A felicidade de seus filhos depende grandemente de você. Apesar da sociedade apresentar cada vez mais o casamento como algo descartável, não acredite nisso, pois algo que deixa sequelas, mágoas profundas, que faz você perder anos irrecuperáveis de sua vida, que faz filhos crescerem infelizes e traumatizados, isso não pode ser considerado algo descartável de jeito algum.
Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso de um lar. Pense nisso.
![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_a5c6caa9ab8f4286863f48537191362c~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/11062b_a5c6caa9ab8f4286863f48537191362c~mv2.jpg)
E que todos vocês fiquem na paz que excede todo o entendimento.
Comments