![](https://static.wixstatic.com/media/9ab249_7253e8a2b4264a59aaf8b296d174323f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_362,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/9ab249_7253e8a2b4264a59aaf8b296d174323f~mv2.jpg)
O que eu vejo diariamente no atendimento a casais é um tentando mudar o outro... geralmente querem ver a completa mudança do outro, como se fosse possível colocar o cônjuge numa fôrma e moldar do jeitinho que o ele quer, ou então entrar no cérebro do outro, alterar a programação e criar um robô, mas não conseguem ver o que precisa ser mudado neles mesmos, ou então criam justificativas mirabolantes para agirem como agem...
Precisamos entender que ninguém muda ninguém, e que o que realmente precisamos é mudar a nós mesmos, nossas atitudes, nosso orgulho, o nosso egoísmo. Qualquer especialista em relacionamentos vai dizer que é mais fácil você conquistar mudanças no cônjuge quando você MUDA PRIMEIRO, do que quando você EXIGE mudança.
É preciso parar de dizer: “eu sou assim mesmo”, “esse é o meu jeito”, “quando você me conheceu eu já era desse jeito”. Algumas pessoas decidiram firmemente se esconder nessas desculpas e nunca mudam nada em suas vidas, mas querem ansiosamente ver mudanças no outro! Ah, que fofo!
Se ele está num extremo querendo que você ceda até aqui; se ela está no outro extremo querendo que ele ceda até aqui; por que vocês não podem entrar num acordo onde os dois cedem um pouco para se encontrarem no meio? Enquanto se digladiarem nos extremos, ninguém vai ganhar a batalha... só quando um abandonar o orgulho é que as portas estarão abertas para o outro mudar também.
Na pior das hipóteses, vc terá se tornado ima pessoa melhor. E na melhor das hipóteses, vcs dois terão se tornado pessoas melhores e o relacionamento de vocês será ainda mais forte e bem sucedido.
Pense nisso!
Edvanderson R. Silva
Comentarios