top of page

Quem influencia nossos filhos?

Foto do escritor: Edvanderson RodriguesEdvanderson Rodrigues


A sociologia e a psicologia dizem que “O homem é um produto do meio em que ele vive”.

A partir disso te pergunto: quem está influenciando e moldando os seus filhos, os meus filhos?

Estudos afirmam que somos a soma das 5 pessoas com quem mais convivemos e dos livros que lemos... mas mais que isso, estamos o tempo todo sendo influenciados pelo que vemos nos smartphones, influenciados pelos familiares, programas de tv, filmes, pelos tais in-flu-em-cers (como o próprio nome diz, os influenciadores tão comuns hoje em dia), etc.


Não há como negar o poder desses tipos de influências. Você certamente já viu ou conheceu muitas pessoas que se corromperam por causa de sugestões negativas e repetitivas dos grupos na qual se juntavam.

É por isso que surgiram frases como “Diga-me com quem andas e te direi quem és”, ou outra que eu ouvia muito: “quem com porco anda farelo come”.

Você adulto que lê este artigo já sabe discernir qual é a boa amizade para você, aquela amizade que vai te influenciar positivamente, que vai te jogar pra cima, te motivar a buscar crescimento, a ser alguém melhor, mas e seus filhos? Será que sabem? Vocês que são pais conversam com eles sobre isso?

Vocês precisam mostrar, desde cedo, os perigos escrachados ou ocultos num vídeo aparentemente inocente, num influencer bonitinho que só fala merda, num anime ou num game que está fazendo mal para o emocional ou para o psicológico deles, no amiguinho ou amiguinha que é péssima influência, e por aí vai...

Não vai ser um trabalho fácil... parece que a cada dia está mais difícil proteger nossa casa e nossos filhos de tanta coisa que surge para corromper a mente deles e fazer com que aceitem como certo, belo, justo e verdadeiro aquilo que não é... mas é a sua família, então mesmo não sendo fácil, lute por ela dia após dia.


Jaime Kemp, um escritor e palestrante de famílias disse o seguinte: “Liderar uma família atualmente, em meio ao caos reinante no que se refere a conceitos, valores, caráter e comportamento, é como dirigir uma pequena patrulha em território inimigo, ocupado por soldados bem treinados e armados, com o agravante de ser um campo infestado de minas mortais.”


Meio complicado, não é?

Se alguém tem que ser influenciado, que não sejam nossos filhos com as más influências alheias, mas que nossos filhos influenciem positivamente os colegas que estão perdidinhos por aí, provavelmente por falta de orientação.


Pense nisso

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, estresse, sindrome do pânico, luto, sistêmico, raiva, ódio, mindfulness, mentoria, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, Freudiana, psicanálise, psicanalista, análise, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

bottom of page