![](https://static.wixstatic.com/media/8e2a95a81bd67d6d59f9fc086239d1be.jpg/v1/fill/w_980,h_652,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/8e2a95a81bd67d6d59f9fc086239d1be.jpg)
É comum que uma pessoa dentro do relacionamento queira fazer terapia de casal e a outra não. Os argumentos mais comuns são:
O(a) parceiro(a) está desconfortável com a ideia de fazer terapia e discutir assuntos íntimos com um estranho (no caso, o psicólogo);
O(a) parceiro(a) não quer mais permanecer no relacionamento e por isso não quer ir à terapia. Ele(a) não quer fingir em buscar uma melhora no relacionamento, já que na verdade não acredita mais na relação;
O(a) parceiro(a) não quer trabalhar o relacionamento mesmo que entenda que há problemas;
O(a) parceiro(a) acha que a outra pessoa é responsável pelos problemas da relação;
O(a) parceiro(a) não acredita que a terapia possa ajudar.
Por mais que se queira, não se pode forçar alguém a fazer terapia. O que pode ser feito então? A menos que o seu parceiro diga que não quer fazer terapia porque deseja terminar o relacionamento, minha orientação é que um dos parceiros faça a terapia individual.
O ponto é o seguinte: se ocorrer mudança em um dos parceiros, mudará a dinâmica do relacionamento e o outro acaba tendo que reagir de alguma maneira.
Portanto, mesmo que você queira fazer terapia e seu parceiro não, fazer terapia individual ainda pode mudar a situação de seu relacionamento. Quando alguém vai à terapia por iniciativa própria, estará mais receptível a ouvir de forma bastante objetiva os pontos de vista a respeito de seu relacionamento.
Pode também ganhar uma nova forma de enxergar o que realmente está acontecendo. Você poderá compreender de maneira mais clara a forma pelo qual os dois – cada um com sua particularidade – está contribuindo para a situação do relacionamento como um todo.
Quando o problema ou necessidade é unilateral – como quando um dos parceiros está satisfeito com o relacionamento e o outro não – a parte insatisfeita costuma procurar a terapia sozinha. Em um caso assim, o ideal seria que fossem feitas, em conjunto, a terapia de casal e a individual com aquele que não está bem.
Fonte: https://www.psicologosberrini.com.br/terapia-de-casal/
Comentarios