![](https://static.wixstatic.com/media/9ab249_1fafa4ada0ea44cebe6c3372999ea53d~mv2.jpg/v1/fill/w_600,h_900,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/9ab249_1fafa4ada0ea44cebe6c3372999ea53d~mv2.jpg)
A terapia de casal pode ser usada PREVENTIVAMENTE e CORRETIVAMENTE. PREVENTIVAMENTE é quando o casal está bem, mas quer aprimorar seu relacionamento, fazer um check up, conhecer novas ferramentas da terapia de casais que foram desenvolvidas com o intuito justamente de trazer mais solidez, felicidade e prazer ao casal.
A terapia também pode ser ‘CORRETIVA’ quando a situação já complicou e precisa de ajustes, de manutenção. Mas infelizmente raríssimos são os casais que procuram terapia preventiva. Na verdade, na minha experiência como terapeuta isso é como caviar: nunca vi, nem ouvi. Geralmente casais e famílias só procuram, e quaaaandddooo procuram, a coisa já está feia, às vezes quase sem chance de solução. Alguns motivos são:
- Quebra de confiança, infidelidade, problemas de comunicação, segredo que um não sabe como contar ao outro, abusos, perda de sentimento, de desejo, de interesse, quando a intimidade física é problema, quando a admiração acabou, ou o respeito foi embora, e por aí vai...
A dica importante aqui é não deixar a relação se deteriorar para procurar ajuda. Se vocês deixarem a relação se desgastar, quando a ajuda chegar pode ser tarde demais. Então, quando vcs verem que não estão conseguindo lidar com as situações, com os problemas, procurem ajuda.
Se você evita a terapia por que não quer gastar dinheiro com isso, saiba que o divórcio é bem mais caro que a terapia, principalmente se houver filho nessa família, e quando eu falo em caro, não estou falando apenas de dinheiro.
Pense nisso!
Edvanderson R. Silva
Comments