![](https://static.wixstatic.com/media/b57b6f9ff1a74c68a081315893df62cd.jpg/v1/fill/w_980,h_630,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/b57b6f9ff1a74c68a081315893df62cd.jpg)
Às vezes sou criticado, direta ou indiretamente, por não ser um “ser perfeito”, mas mesmo assim ter a “audácia”, a “petulância” de estar diariamente enviando devocionais a dezenas de grupos de WhatsApp, postando imagens com lições diversas, e semanalmente, também subindo vídeos falando sobre assuntos de desenvolvimento pessoal, conjugal e familiar. Os desavisados acham que só um ser perfeito poderia fazer o que faço, e como eu não me encaixo neste critério, deveria me calar...
Eles pensam assim, ó:
- Dar aconselhamento de casal é só para quem tem um casamento perfeito!
- Terapeuta de família é um ser inerrrante em sua própria família!
- Psicanalista? Só tem pensamentos, decisões e análises impecáveis!
Santa inocência. Se assim fosse, pastores e padres não poderiam tentar aconselhar suas ovelhas, pois não são seres perfeitos... Psicólogos, psiquiatras, conselheiros e terapeutas deveriam fechar seus consultórios, estão longe de serem perfeitos... Inclusive alguns desses próprios críticos que são pais, não poderiam aconselhar ou disciplinar seus filhos, pois também estão longe de serem perfeitos.
Então porque todos estes se arriscam e o fazem? Ora, pelo mesmo motivo que eu o faço, porque ao longo da vida, já adquirimos certas lições (não todas), mas algumas, e estas nos habilitam a passarmos à frente um poooooouco do que já temos para que talvez não caiam nos mesmo buracos que já caímos, nas mesmas ciladas que já vivemos.
- Algumas dessas lições, ou conselhos que damos, são práticas que já conseguimos viver plenamente. Outras, estamos batalhando para incorporar, assimilar, pôr no sangue, outras reconhecemos que ainda estão mais distaaaaaantes, mas estamos no processo para um dia ser prática diária.
Sabe quem não pode dar conselhos, dar lições, tentar ajudar? Aqueles que estão bem distantes do caminho de busca diária por um processo de melhoria.
Sabe quem mais: Aqueles críticos demais... que gastam o tempo todo criticando os outros e se esquecem de fazer algo de útil pra alguém, e se esquecem de olhar para os próprios erros.
Há uma frase de Francisco de Assis que diz que “Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo”
Eu tô nessa vibe aí... Vou continuar! Imperfeito mesmo... não vou parar.
Se formos esperar os perfeitos fazerem, NINGUÉM VAI FAZER! NEM OS CRÍTICOS! NINGUÉM!
E que essa lição fique pra você também: se você faz algo e te criticam, cuidado! Tem uma frase muito legal pra isso: “Cuidado com as “CRITICAS CONSTRUTIVAS” de quem nunca construiu nada”... manda se lascar e segue adiante, continua fazendo, trabalhando, batalhando, não para não...
Para os outros imperfeitos como eu que quiserem continuar crescendo conjuntamente comigo, simbora nessa jornada até nosso último suspiro, por que até lá ainda dá pra melhorar alguma coisa!
Pense nisso!
Tags:Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, sindrome do pânico, luto, mindfulness, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, psicanálise, psicanalista, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson
Comments