top of page

Pare de olhar para trás

Foto do escritor: Edvanderson RodriguesEdvanderson Rodrigues

Vejo em meu consultório muitas pessoas se lamentando por terem tomado decisões erradas no passado e agora estarem colhendo os frutos dessas decisões... Algumas pessoas estão completamente congeladas por culpa, arrependimentos e frustrações. Parece que a vida acabou!

O passado engessou essas pessoas de tal maneira que o presente nada mais é que apenas um fardo de consequências do passado, e para o futuro não há uma gota de esperança... Todo o foco dessas pessoas está nisso!


Vamos refletir um pouco:

Na estrada da vida, tomamos decisões que, naquele momento, acreditamos serem as melhores, tanto para nossos filhos, para nós, família, futuro... e não somos adivinhos. Não temos bola de cristal. Não sabemos o que encontraremos lá na frente, na próxima bifurcação dessa estrada. Naquele momento, láááá trás, parecia ser o melhor! Se não foi, será que você merece realmente se culpar tanto assim?


Não há caminhos que eu saiba de antemão tudo o que vou encontrar lá adiante.

Não há caminho, 100% perfeito. Não há escolhas ou decisões 100% perfeitas.

Sem contar que a consequência ruim que você considera hoje, talvez fosse bem pior se você tivesse ido por outro caminho lá trás, já parou para pensar nisso? Você só está considerando se tomasse outra decisão e desse tudo certo a partir dela... mas e se não?


Por isso é uma tremenda covardia com a gente mesmo nos culparmos por que a estrada que tomamos não é bem o que imaginávamos.

Então, se você também está vivendo este dilema, você precisa:

Entender as coisas como expliquei aqui, e então se perdoar

Afastar todo o pensamento de culpa quando vierem à tona

Reajustar o foco na estrada e

Seguir seu caminho... sem parar, sem se prostrar, sem ficar paralisado.


Como diz a frase: Não existe uma borracha para apagar o passado, mas há sempre um lápis para escrever o futuro. Não é tarde para recomeçar... Sonhos não possuem data de validade... Tem gente realizando o sonho da faculdade após a aposentadoria, por exemplo...


Pare de se culpar por não ter estudado mais, por não ter ido para aquela tal empresa, ou por não ter feito tal concurso, faculdade... Isso é passado. Ficar carregando esse fardo, além de ser cansativo e desgastante, não vai mudar o passado, nem alterar suas consequências.

Pense nisso.












Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, sindrome do pânico, luto, mindfulness, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, psicanálise, psicanalista, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

1 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post

Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, estresse, sindrome do pânico, luto, sistêmico, raiva, ódio, mindfulness, mentoria, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, Freudiana, psicanálise, psicanalista, análise, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

bottom of page