top of page

Motivações erradas ao escolher um cônjuge

Foto do escritor: Edvanderson RodriguesEdvanderson Rodrigues


Os índices de divórcio estão aumentando assustadoramente, e são vários os fatores que contribuem para isso. Um deles, e muito importante, é o que quero conversar com vocês hoje: motivações erradas ao escolher aquela pessoa com quem você deseja passar a sua vida inteirinha, dia após dia, a pessoa que será seu amante, parceira, amiga, confidente, pai ou mãe de seus filhos, a pessoa que contribuirá (eu disse ‘contribuirá’) para a sua realização ou fracasso, para a sua felicidade ou infelicidade.

Algumas das principais motivações erradas que, surpreendentemente, ainda fazem com que algumas pessoas decidam se casar:


Gravidez - Degustaram da ‘fruta’ antes da hora e sem qualquer prevenção, agora algo que seria lindo noutro momento é uma questão complicada para ambos e geralmente para os seus pais. No entanto, procurar resolver da mesma maneira que se resolvia antigamente, forçando duas pessoas a se casarem é o mesmo que procurar corrigir um erro com outro erro. Uma gravidez e um filho não são bases sólidas para um relacionamento que, mesmo com muito planejamento e amor, pode dar errado.


Por que estão apaixonados - De acordo com estudiosos e pesquisadores da área, dentre eles a psicóloga Doroth Tennov*, a paixão é uma fase que tem duração máxima de 2 anos. Ao final deste louco período, o sentimento pode transformar-se em amizade, ódio, indiferença ou amor. Por isso é um risco você se casar ainda apaixonado sem saber no que esta paixão vai se tornar mais tarde.


Por que ele é lindo, ou ela é linda – este é o motivo mais comum! Mas você acredita que a Grethchem já foi linda? Pois é... o tempo passa, a gravidade chega, as coisas caem, a barriguinha cresce, a gravidez altera o corpo da mulher, a preguiça altera o corpo do homem... e como será o relacionamento quando não houver mais a beleza que existia antes? E ainda falo mais: e se por algum acidente automobilístico, incêndio, ou outro qualquer, o seu conjuge não tiver mais a aparência de antes? Você vai abandoná-la?


Para ser feliz - Casamento não é remédio para a infelicidade de uma pessoa. Se você casar-se com esta expectativa, certamente não se frustrará sozinho, mas tornará o outro infeliz também. Seja feliz antes e case-se depois. Não coloque sobre os ombros do outro a responsabilidade que não cabe a ele.


Para sair de casa, como fuga - Muitas pessoas vivem relacionamentos bem difíceis com pais e irmãos, exploração, violência física, abusos emocionais e até sexuais, uma atmosfera realmente pesada, e diante de tudo isso passam a ver o casamento como um meio de se livrar de toda essa dor, de fugir. Apesar de ser justificável o desejo de estar distante de todo esse sofrimento, esta não é a correta motivação para um casamento. Você poderá estar saindo de um tipo de dor para outro, que poderá começar mais cedo ou mais tarde dentro de seu ambiente familiar e trazer aos seus filhos sofrimentos iguais ou piores daqueles que você sofria antes de casar-se. Você realmente acha isso justo com eles?


Para suprir a ausência de um dos pais - Consciente ou inconscientemente, alguns tentam suprir a ausência de um pai preenchendo o vazio com um marido, ou homens procuram preencher o vazio provocado pela ausência da mãe com uma esposa. Acontece que ao fazer isso, acaba por viver uma relação fantasiosa que não será adequadamente suprida, vai gerar frustrações e problemas no relacionamento. Seu marido ou sua esposa, por melhor que sejam, jamais vão se enquadrar perfeitamente no vazio deixado por um pai ou uma mãe.


Por que está ‘ficando pra titia’ - A sociedade costuma pressionar e até ridicularizar pessoas que, de acordo com seus padrões, estão passando da idade de se casar. Este problema é ainda maior com as mulheres da nossa cultura, que geralmente a partir dos 30 anos de idade são consideradas ‘titias’. Um ambiente familiar possui momentos maravilhosos, mas os momentos difíceis jamais serão suportados com uma motivação tão fraca como casar-se por causa da idade avançada.


Por influência de amigos ou familiares - Em uma rede de amigos sempre existem alguns solteiros que são pressionados a namorar alguém do grupinho, e diante desta ‘pressão’ e de muitas recomendações, o casal acaba por iniciar um relacionamento sem se perguntar sinceramente: “esta é a pessoa ideal para mim?”, “É este o momento?”, “ Estou em posse da minha razão ou estou sendo guiado por sugestões e pressões amigas?”.


Se você está planejando se casar, reflita e responda: Qual sua motivação para o casamento? Esta motivação estaria na lista de ‘motivações erradas’ que eu citei aqui? Você vai arriscar sua felicidade pela ilusão de uma motivação errada? Espero sinceramente que não!


Pense nisso.


Edvanderson R. Silva






www.edvanderson.com.br #psicanálise #terapiadecasal #terapiadefamilia #hipnoterapia #edvanderson #familia #casal #casamento Parque Mambucaba, Angra dos Reis



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, estresse, sindrome do pânico, luto, sistêmico, raiva, ódio, mindfulness, mentoria, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, Freudiana, psicanálise, psicanalista, análise, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

bottom of page