top of page

Menopausa: saiba que alimentos evitar para aliviar os sintomas e garantir o bem-estar físico

Foto do escritor: Edvanderson RodriguesEdvanderson Rodrigues

Especialista ensina como amenizar sintomas que o fim do ciclo menstrual pode causar

Por O Globo — Rio de Janeiro


A menopausa é um marco natural na vida das mulheres, trazendo consigo uma série de sintomas que vão além dos conhecidos "fogachos". Dra. Isabel Martinez fala sobre a importância de buscar orientação de um profissional de saúde para saber a alimentação e suplementação adequadas no período, já que cada caso é único.



A especialista se baseou em estudos científicos para citar alguns alimentos que podem ajudar a aliviar os sintomas. — Estudos recentes sugerem que certos alimentos podem ser aliados das mulheres no alívio de sintomas vasomotores, como os fogachos, além de promoverem a saúde óssea — diz ao GLOBO.


O que comer

1. Fitoestrógenos da soja e linhaça: A soja e seus derivados (tofu, tempeh, leite de soja) são ricos em isoflavonas, compostos que imitam o estrogênio no corpo e podem oferecer algum alívio dos fogachos. A linhaça, por sua vez, contém lignanas, outro tipo de fitoestrógeno, que pode ajudar a regular os níveis hormonais. Pesquisas sugerem que o consumo diário de até 20 mg de isoflavonas de soja pode reduzir a intensidade dos fogachos, embora haja ressalvas para mulheres com histórico de câncer sensível a hormônios.

Publicidade:

2. Salvia officinalis (Sálvia): Conhecida por seu efeito fitoestrogênico, a sálvia ajuda a controlar fogachos e suores excessivos. Além disso, pode ter efeitos positivos no sistema nervoso, auxiliando a memória e promovendo o relaxamento.


3. Alimentos ricos em antioxidantes: Frutas vermelhas, vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor, e folhas verdes como espinafre são fontes ricas em antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo – uma condição que pode agravar sintomas da menopausa. Esses alimentos também favorecem a saúde da pele e dos tecidos.


Conheça o livro "700 Perguntas antes do 'Sim'" por apenas R$ 9,97!


4. Hidratação adequada: Durante a menopausa, a regulação hídrica pode ser alterada devido à queda nos níveis de estrogênio e progesterona, tornando-se essencial manter-se bem hidratada. A ingestão adequada de líquidos, aproximadamente 33 mL/kg de peso corporal por dia, ajuda a manter o equilíbrio térmico e a saúde do trato gastrointestinal.


5. Peptídeos de colágeno para a saúde óssea: Em um estudo, mulheres que consumiram 5g diários de peptídeos específicos de colágeno durante um ano mostraram aumento significativo na densidade mineral óssea (DMO) na coluna lombar e no fêmur. O colágeno, combinado com exercícios de impacto leve e uma dieta rica em cálcio e vitamina D, pode ser uma ótima opção para manter a saúde óssea.

Publicidade:

Que alimentos evitar

Dra. Isabel também elenca alguns alimentos que podem intensificar sintomas como os fogachos.


* Bebidas caffeinadas e alcoólicas: O café e o álcool são conhecidos por aumentarem a frequência dos fogachos, além de interferirem na qualidade do sono, já naturalmente mais sensível nessa fase.


* Comidas picantes: Alimentos muito condimentados podem elevar a temperatura corporal, o que tende a desencadear ondas de calor.


A médica afirma que estudos sugerem que incluir alimentos ricos em fitoestrógenos e antioxidantes na dieta pode ajudar a modular os sintomas da menopausa.



— A soja, a sálvia, o funcho e os peptídeos de colágeno são destaques como alimentos e ervas com benefícios potenciais. Por outro lado, o consumo de cafeína, álcool e alimentos picantes pode agravar os sintomas vasomotores. No entanto, cada mulher responde de forma única, e é essencial buscar um acompanhamento personalizado com um profissional para garantir escolhas seguras e eficazes — destaca.








Tags.: Menopausa, bem-estar

4 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post

Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, estresse, sindrome do pânico, luto, sistêmico, raiva, ódio, mindfulness, mentoria, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, Freudiana, psicanálise, psicanalista, análise, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

bottom of page