![](https://static.wixstatic.com/media/11062b_dfed8850a5954feba278406b89ff976f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_649,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/11062b_dfed8850a5954feba278406b89ff976f~mv2.jpg)
Aquiles foi um herói na mitologia grega, conhecido por sua força e coragem. A história diz que a mãe dele, Tétis, teve uma premonição de que seu filho morreria em batalha. Por isso, submergiu-o no rio Estige para torna-lo invulnerável. Tétis segurou o seu filho pelo calcanhar enquanto o resto do seu corpo estava submerso na água.
Alguns anos mais tarde uma flecha envenenada lançada por Apolo feriu Aquiles no calcanhar, seu único ponto fraco, o único ponto que não foi submerso no rio Estige, e isso provocou sua morte.
É claro que isso é só uma história, é mitologia grega para trazer algumas lições para todos nós, que invariavelmente temos um calcanhar de Aquiles. Todos temos fraquezas, concupiscências: falamos demais, ou os olhos não são bons, o coração é muito duro, maldoso, ou difícil de perdoar, ou talvez seja a carne que é fraca demais, e etc. Muitas são as possibilidades de vulnerabilidades, mas o que é importante nisso tudo é:
Em 1º lugar - Identificar: se você não sabe qual a sua vulnerabilidade, você não se protege, mas se você conhece, pode partir para o segundo passo.
Qual o segundo? – Depois que identifica, você pode se blindar. Por exemplo, se você sabe que sua fraqueza é falar demais e acaba machucando as pessoas, ou acaba se metendo em mexericos, então você vai se blindar evitando os falatórios desnecessários, fugindo de outros fuxiqueiros, mordendo a língua na hora que der vontade de fazer uma fofoquinha, e por aí vai...
Se Aquiles se atentasse para o fato de que sua única vulnerabilidade era o calcanhar, ele poderia usar algum tipo de armadura especial que protegesse aquela área... ele se tornaria, na mitologia grega, talvez um herói invencível, quem sabe?
Você já anotou quais são suas vulnerabilidades? E o que tem feito a respeito?
Pense nisso!
Edvanderson Rodrigues Silva
Comments