![](https://static.wixstatic.com/media/9ab249_ace548450c29443fa632ec319c86933d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/9ab249_ace548450c29443fa632ec319c86933d~mv2.jpg)
Benjamin Franklin, cientista, jornalista, escritor, abolicionista, funcionário público, diplomata, inventor e filantropo, e mais um montão de coisas... ele desejou melhorar seu modo de vida, seus hábitos e comportamentos, e para isso decidiu fortemente em seu coração que mudaria nele tudo que não fosse virtude, que não fosse louvável.
Foi então que listou num papel as virtudes que gostaria de ter, e detalhou cada uma delas de maneira a facilitar sua busca por vivê-las. Após listadas, se comprometeu em buscá-las com toda força que pudesse reunir, e uma a uma, diariamente e por períodos de tempo, incorporava-as ao seu modo de viver. Cada falha no desenvolvimento da característica que buscava, bem como os acertos e vitórias eram todas detalhadas em seu bloco de anotações.
Algumas pessoas dizem: “Já vivi tantos anos assim, eu sou assim mesmo, meu pai era assim e vou morrer assim”. Isso é errado. Não é por que nossos pais cometeram erros, limitados em suas épocas, com o ensino, cultura e tratamento que tiveram, que nós também os repetiremos, mesmo vivendo noutra era, com tanta informação, tanto incentivo à mudança e com uma cultura bem diferente daquela que eles viveram. Não precisamos perpetuar nossos erros apenas por que já erramos por muito tempo. Sempre há tempo de mudança, até que a morte chega. Se você tem 120 anos, mas ainda respira, então ainda pode mudar padrões comportamentais que sempre foram prejudiciais, danosos pra você e até para aqueles que estiveram à sua volta.
Há uma frase de William James que diz: “Uma das grandes descobertas de nossa geração é que o ser humano pode mudar sua vida alterando seu modo de pensar.”. Descubra isso também, por experiência própria.
É tempo de mudar. Sempre. Não precisamos esperar outra mudança de ano e outro réveillon para nos enchermos de esperança de que as coisas podem mudar: elas podem mudar a qualquer hora, basta querermos.
Pense Nisso!
Edvanderson Rodrigues Silva
Comments