![](https://static.wixstatic.com/media/9ab249_20f211f479b54f97a0df5deb3040ebb3~mv2.jpg/v1/fill/w_322,h_400,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/9ab249_20f211f479b54f97a0df5deb3040ebb3~mv2.jpg)
Outro dia assisti a um filme excepcional, O Primeiro da Classe (Front of the Class) que conta a história real de Brad Cohen, que desde criança sofreu muito preconceito por parte de amigos, familiares e professores por ter Síndrome de Tourette, um problema neurológico que faz com que o portador tenha movimentos involuntários com o corpo e produza sons estranhos com a boca.
Quando adulto, Brad Cohen procurou emprego como professor em 25 escolas, das quais 24 recusaram, mesmo com a excelente formação que possuía. Ele não desistia nunca, por mais que lhe dissessem que ele não era capaz, que a Tourette não lhe permitiria ser um bom professor, ele foi determinado na realização de seu antigo sonho – ser professor.
Quando, na 25ª escola, conseguiu seu emprego de professor, foi tão dedicado e competente que recebeu do estado o prêmio de Professor do Ano, contrariando tudo o que tantas pessoas falavam ao tentar desmotivá-lo.
Quando vemos exemplos de casos como o de Brad ficamos ‘encantados’ em ver tamanha dedicação, tamanha motivação, determinação, atitudes que o impulsionaram a uma vitória desacreditada pela maioria.
Exemplos como este existem aos montes: Tony Melendez, excelente violonista que não possui as mãos e toca com os pés, o maestro e pianista João Carlos Martins que possui uma história de superação incrível, Nicholas James Vujicic, ou como é mais conhecido, Nick Vujicic, que não possui braços ou pernas, mas viaja todo o mundo arrebatando milhares de almas para o Senhor, e por aí vai.
Por outro lado vemos pessoas usando um probleminha pequeno para tentar justificar sua desistência em lutar pelos seus sonhos. Muralhas enormes são vencidas por alguns, outros usam a pequena pedra caída no chão à sua frente para dizer que não conseguirão avançar. E desistem.
Será que pelo seu sonho não vale à pena a luta? Será que não está faltando um pouco de motivação e determinação para que as barreiras impostas pela vida sejam vencidas?
Tenha certeza de uma coisa: temos muito mais força do que achamos que temos, e não estou falando de força para levantar ou empurrar algo pesado, mas força que nos impulsiona a buscar nossos sonhos. Que tal começarmos hoje a redescobrir esta força e tirar da gaveta aquele sonho antigo, aquele projeto esquecido?
Calvin Coolidge, 30º Presidente dos EUA, 1872 – 1933 disse: “Nada na vida pode substituir a determinação: nem o talento – pois o mundo está cheio de homens de talento, mas fracassados, nem a genialidade, nem o conhecimento – pois encontramos muitos diplomados medíocres. Só a persistência e a determinação são poderosas.”
Pense nisso!
Edvanderson Rodrigues Silva
Comments