top of page

A realidade dos casamentos infantis no Brasil

Foto do escritor: Edvanderson RodriguesEdvanderson Rodrigues

Em números absolutos, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em casamentos infantis, segundo pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância. Perde apenas para Índia, Bangladesh e Nigéria. De acordo com a Organização das Nações Unidas, o casamento infantil é a união formal ou informal em que pelo menos uma das partes tenha menos de 18 anos.

No caso brasileiro, o casamento infantil, ao contrário de alguns países africanos e asiáticos, não tem aspectos culturais e ritualísticos, mas consensuais, ou seja, seria uma opção de adolescentes, ainda que motivada por uma série de fatores, como por exemplo a pobreza.

Quando pode casar?

Segundo o Código Civil Brasileiro, a idade para que qualquer pessoa possa se casar é 16 anos e a maioridade civil é atingida depois dos 18. Quem tem menos de 18 e mais de 16 pode se casar com a autorização dos pais. Em caso de gravidez, porém, juízes costumam autorizar a oficialização da relação independentemente da idade.

Continua após a publicidade:

Repensar

Na opinião de Ana Flávia Dantas, professora de direito do Centro Universitário UniFBV Wyden, é preciso repensar o ordenamento jurídico nacional, pois existem brechas. Se houver consentimento dos pais, por exemplo, as meninas podem se casar a partir dos 16 anos. “Um dispositivo ainda comum em diversos países é a permissão do casamento infantil – e, em geral, sem limite de idade – se a moça estiver grávida. Esse é o caso do Brasil”, acrescentou.

Alerta

A notícia do casamento do prefeito de Araucária (PR), Hussein Dehaini, 65 anos, com uma adolescente de 16 anos levantou o debate sobre a legitimidade da união, para além do casamento infantil.

MP

Logo após a história ser descoberta, Hissam já foi obrigado a se desfiliar do partido Cidadania, virou alvo de investigações no Ministério Público Estadual e precisou demitir a mãe e a tia da sua nova esposa de cargos comissionados na Prefeitura. A mãe da adolescente, por exemplo, assumiu a pasta no dia 13 de abril, 24 horas após a concretização do casamento de Dehaini com a filha.



22 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post

Tags: Amor, emoção, lar, relacionamento, esposa, esposo, filho, filha, pai, mãe, marido, mulher, casal, casamento, cônjuge, conjugal, sexo, sexual, sexualidade, romantismo, romântico, família, familiar, terapia, terapeuta, divórcio, terapia online, ansiedade, depressão, stress, estresse, sindrome do pânico, luto, sistêmico, raiva, ódio, mindfulness, mentoria, transtorno alimentar, anorexia, bulimia, abuso sexual, violência doméstica, fobia, Freud, Freudiana, psicanálise, psicanalista, análise, terapia familiar, terapia sistêmica, Incompatibilidade sexual, ciúmes, Infidelidade, Edvanderson

bottom of page